Cansado de tirar notas baixas em provas e trabalhos? Confira essas 6 dicas que o Me Salva! Aulas particulares preparou para você estudar melhor e tirar notas boas.
Primeiramente, quais as consequências do baixo desempenho escolar?
Às vezes, estudar pode não ser muito prazeroso. Pesquisas apontam que 7 de cada 10 alunos do ensino médio tem um nível insuficiente em português e matemática. Juntamente com as notas baixas, o baixo desempenho nos estudos pode gerar problemas psicológicos como baixa autoestima, ansiedade e irritabilidade.
A solução para esse problema pode estar na organização de hábitos de estudos. Dessa forma, nosso cérebro cria o hábito de manter o foco na hora de estudar. Uma rotina de estudos eficaz é capaz de poupar tempo e gerar resultados satisfatórios, independentemente da quantidade de horas estudadas. Confira essas 6 dicas que o Me Salva! Aulas particulares preparou para você aumentar sua concentração e melhorar seu desempenho nos estudos
1. Antes de tudo, fuja das distrações
Quem nunca parou para ver o celular por 2 minutos e acabou ficando quase meia hora? Esse tipo de situação é muito comum e faz perdermos a atenção e o foco. Em síntese, fique distante de tudo que possa tirar o foco. Procure um lugar silencioso, confortável e com pouca circulação de pessoas. Não esqueça também de desligar ou colocar o celular no silencioso.
2. Use cores e mapas mentais
Faça desenhos e esquemas utilizando informações de forma prática e objetiva. Na hora de criar os mapas mentais, não esqueça de usar cores fazendo setas coloridas e destacando palavras, por exemplo. Tanto quanto os mapas mentais e cores, uma dica interessante é utilizar macetes. Acesse o Instagram do Me Salva! Aulas Particulares para conferir macetes de matemática.
3. Estude sozinho
Frequentemente, estudar em grupo pode ser divertido. No entanto, estudar sozinho pode trazer diversos benefícios, como não se distrair com conversas e brincadeiras, por exemplo. Uma boa dica para reforçar o aprendizado é explicar a matéria para si mesmo.
4. Revise a matéria
Estudar é um ato contínuo. Portanto, não adianta você estudar apenas uma vez. Sempre que possível, revise a matéria e estude novamente. Dessa forma, seu cérebro irá guardar melhor o conteúdo.
5. Faça um cronograma de estudos
Criar um cronograma de estudos com horários é extremamente importante. No entanto, é importante respeitar o seu ritmo de estudos. Criar um cronograma rígido pode fazer com que você se sinta sobrecarregado e frustrado.
Conclusão
Em suma, para obter melhores resultados nos estudos é preciso deixar o momento do estudo mais prazeroso. Para isso, é importante que o estudo seja um hábito e não uma atividade qualquer.
Se você está ou conhece alguém que esteja no Ensino Fundamental II ou no 1º ano do Ensino Médio e tenha dificuldades em matemática, o Me Salva! Aulas Particulares está aqui para ajudar. Com aulas particulares 100% online, professores altamente especializados e uma metodologia de estudo ativo, o Me Salva! Aulas Particulares possui diversos planos de ensino. Agende aqui sua 1ª aula grátis!
Gostou das dicas? Acompanhe o blog e o Instagram do Me Salva! Aulas Particulares para ficar por dentro dos melhores conteúdos.